Governador promove o lançamento de voo inaugural de Cajazeiras para Recife

Governador promove o lançamento de voo inaugural de Cajazeiras para Recife
Secom-PB

O governador João Azevêdo participou, na manhã desta terça-feira (1°), do lançamento do voo inaugural entre Cajazeiras e Recife pela Azul Linhas Aéreas. Com o início das operações da companhia, Cajazeiras é o segundo município do Sertão paraibano a sair do isolamento aéreo - o primeiro foi Patos em agosto de 2021. A falta de estrutura de um voo comercial limitava, havia décadas, as condições de desenvolvimento do município conhecido por ter ensinado a Paraíba a ler, criando dificuldades a setores essenciais para a economia do Estado, entre eles o turismo.

A aeronave comercial da Azul pousou no Aeroporto Regional Pedro Vieira Moreira às 10h45, ocasião em que recebeu o batismo do Corpo de Bombeiros. Assim, Cajazeiras se tornou a segunda cidade do Sertão paraibano a contar com estrutura de transporte aéreo comercial - em agosto de 2021 foi a vez de Patos sair do isolamento aéreo, resultado das políticas públicas do Governo do Estado de interiorização e integração, criando oportunidades iguais de desenvolvimento em toda a Paraíba. Em junho deste ano, a parceria resultou num hub regional na cidade de Campina Grande, com a inclusão de 290 novos voos para cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador. A Azul opera, a partir de agora, em quatro municípios paraibanos - João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

Durante a solenidade, o governador João Azevêdo destacou a satisfação por mais uma conquista do Governo do Estado em prol do desenvolvimento do Alto Sertão. "Estamos celebrando um momento extremamente importante para o desenvolvimento, para o turismo de uma região. Nós estamos interligando o Alto Sertão com o mundo. A conexão que será feita Cajazeiras-Recife/Recife-Cajazeiras, inicialmente em três dias da semana, permitirá que a partir da capital pernambucana se tenha conexão com o mundo inteiro. Nós estamos muito felizes porque viabilizamos essa iniciativa juntamente com a Azul, e Cajazeiras volta a se conectar depois de 60 anos", afirmou.

"A chegada do voo da Azul, verdadeiramente, permitirá uma série de investimentos no turismo pelo Governo do Estado no Alto Sertão paraibano e, aqui em Cajazeiras, fecha um ciclo promissor. O turista entra no Alto Sertão por Patos, onde desde agosto de 2021 conta com um voo da Azul, vai até Aguiar visitar o Telescópio Bingo que estamos construindo e sai por Cajazeiras. Isso movimentará uma cadeia enorme", prosseguiu João Azevêdo, que foi homenageado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras por ações que têm tornado possível o desenvolvimento do município e região.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento (Setde), Rosália Lucas, disse que a chegada do voo da Azul representa um momento histórico para o município. "O Governo do Estado, a partir de agora, abre as portas de Cajazeiras para todo o Brasil, para o mundo. Esse voo é uma importante marca da interiorização do desenvolvimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e seguiremos as negociações com as companhias aéreas para que possamos cada vez mais desenvolver o interior da Paraíba", ressaltou.

Já o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, foi enfático ao descrever o momento vivido pelos cajazeirenses e região: "Muito importante, porque a partir de agora chega desenvolvimento, chega crescimento econômico, com a interiorização do turismo. São investimentos como esse que fazem com que a Paraíba seja incluída no processo de regionalização do turismo, que se inicia em João Pessoa. O trabalho agora e o desafio é trazer turistas para o interior do Estado", destacou.

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, também destacou os investimentos que o município terá a partir de agora e agradeceu os já realizados pelo Governo do Estado. "Quero agradecer ao governador João Azevêdo, que foi a palavra final para a concretização dessa obra, que significa muito para Cajazeiras, que se destaca no cenário da economia do Estado da Paraíba. Esse voo vai fortalecer a economia da nossa gente, da nossa região", comentou.

A senadora Daniella Ribeiro disse que a chegada do voo da Companhia Azul Linhas Aéreas é o resultado do árduo trabalho do Governo do Estado. "É um momento muito importante para o Sertão do Estado, resultado do trabalho incessante do governador João Azevêdo, que vai poder contar sempre com o nosso mandato na realização de conquistas como esta", acrescentou Daniella, que também foi uma das primeiras passageiras a embarcar no voo da Azul.

O gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, César Grandolfo, ressaltou o sentimento de satisfação por mais esta parceria com o Governo do Estado, resultado da articulação direta de João Azevêdo para ampliar o número de voos comerciais no Estado. "Cajazeiras é a quarta cidade da Paraíba a contar com um voo regular da Azul. Em Campina Grande funcionou muito bem - tanto é que ampliamos nossas operações lá. Em Patos, começamos em agosto de 2021, já são dois anos de operação", disse, elogiando a boa relação institucional do Governo do Estado com o Legislativo e citando nomes como o da senadora Daniella Ribeiro.

A solenidade do voo inaugural da Azul em Cajazeiras foi prestigiada, ainda, pelos auxiliares da gestão estadual Deusdete Queiroga (Infraestrutura) e Delano Tavares (Executivo da Setde), além de diversas lideranças políticas e empresariais da região.

Mais oportunidade para o Sertão - Com o início das operações da Azul em Cajazeiras, o município do Sertão paraibano passa a ser o segundo, depois de Patos, a se conectar com o mundo a partir do aeroporto de Recife, e entra para a história com mais possibilidade de desenvolvimento econômico, fortalecendo setores vitais para a economia paraibana, a exemplo do turismo.

VEJA MAIS