Morre aos 84 em JP, Dra. Fátima Pires, filha do ex-vice-governador Zabilo Gadelha e mãe do ex-deputado e secretário de Estado Lindolfo Pires

Morre aos 84 em JP, Dra. Fátima Pires, filha do ex-vice-governador Zabilo Gadelha e mãe do ex-deputado e secretário de Estado Lindolfo Pires
ABDIAS DUQUE DE ABRANTES

Faleceu domingo (25) de fevereiro no Hospital São Vicente de Paulo em João Pessoa, aos 84 anos, vítima de câncer, Dra. Maria de Fátima Pinto de Sá Pires (Dra. Fátima Pires). Era filha do ex-vice-governador do Estado da Paraíba (31 de janeiro de 1961 a 31 de janeiro de 1966) e ex-prefeito de Sousa, eleito em 1959 pela UDN, empresário André Avelino de Paiva Gadelha (Zabilo Gadelha) e Dona Maria Rachel Pinto de Oliveira “in memoriam”. Zabilo Gadelha foi vice-governador da Paraíba tendo governador, Pedro Moreno Gondim eleitos em 03/10/1960. 

Dra. Fátima Pires era viúva do agropecuarista e ex-prefeito do Município de Santa Cruz-PB, Homero de Sá Pires, nomeado pelo então governador do Estado da Paraíba, Dr. Pedro Moreno Gondim. Deixa dois filhos o Secretário de Estado da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, ex-deputado estadual, Lindolfo Pires Neto e Carmem Raquel. 

Dra. Fátima Pires era prima do ex-deputado federal e ex-senador da República, Marcondes Gadelha, do ex-deputado federal Leonardo Gadelha, do ex-prefeito de Sousa, Salomão Gadelha “in memoriam” e do saudoso prefeito de Sousa, Dr. Cozinho Gadelha.  Era tia do ex-prefeito de Sousa-PB e deputado estadual, André Avelino de Paiva Gadelha Neto. 

Era prima em segundo grau do ex-vice-prefeito de Sousa e ex-vereador, radialista, jornalista e Bacharel em Direito, Thalles de Sá Gadelha e do vereador Adilmar De Sá Gadelha (Cacá Gadelha). É parente do deputado federal do Estado do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sanitarista Dimas de Paiva Gadelha Júnior (Dimas Gadelha). 

Dra. Maria de Fátima Pinto de Sá Pires foi suplente de senadora do senador Ney Suassuna eleita no pleito de 1998. Atuou como professora da rede estadual e como professora universitária. Durante quarenta anos apresentou o Programa Progresso Mulher na Rádio Progresso de Sousa. Participava ativamente das campanhas eleitorais do seu filho o ex-deputado estadual, Lindolfo Pires.

Foi professora de Francês do Colégio Estadual de Sousa.
Acompanhava os comícios de seu pai Zabilo Gadelha tocando sanfona, exímia cantora e instrumentista do órgão do Coral da Igreja do Bom Jesus de Sousa. Uma mulher à frente do seu tempo. 

 

Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.